Pensar na tecnologia para saúde significa entender que a inovação está favorecendo diversas esferas dessa área. Ferramentas e métodos focados em diagnóstico e prevenção de doenças, recursos para cirurgias robóticas e muito mais.
Sempre pensando na promoção de bem-estar e qualidade no atendimento ao paciente, a inovação também se aplica a tarefas cotidianas. Softwares de gerenciamento para clínicas e programas desenvolvidos para gestão de operadoras de saúde estão sendo desenvolvidos e trazem diversos benefícios.
Os planos e convênios estão se digitalizando e oferecem facilidade e praticidade para seus beneficiários. Atendimentos por WhatsApp, plataformas online para consultas, carteirinha virtual, histórico de atendimento, Telemedicina integrada, solicitação eletrônica de exames entre outros.
O propósito deste artigo é mostrar quais as contribuições da tecnologia para a saúde a partir de cinco vantagens.
- Aumento da eficiência dos processos;
- O atendimento é aperfeiçoado;
- Aumenta o cuidado promovido ao paciente;
- A automação otimiza os serviços clínicos;
- O controle financeiro melhora.
Continue a leitura!
Aumento da eficiência nos processos
Com o uso de tecnologia para a gestão dos planos de saúde as demandas se tornaram mais ágeis e eficientes. Um bom exemplo desse cenário é a oferta de telemedicina na maioria dos planos.
O atendimento remoto reduz os gastos tanto de pacientes como de médicos e agrega valor na hora de escolher uma operadora. Com números cada vez mais elevados, estima-se que até o final de 2022 cerca de 30 milhões de pessoas usarão a telemedicina.
Em relação aos beneficiários ativos em planos de saúde, mesmo com o aumento recente de valores, o número ultrapassa 49 milhões.
Esses dados comprovam que destinar recursos tecnológicos para saúde também influencia no crescimento competitivo da operadora como empresa.
Outro ponto que comprova a eficiência da inovação aplicada nos processos cotidianos é a possibilidade de emissão digital de receitas.
Aperfeiçoamento do atendimento
Em tempos de tecnologia é preciso desenvolver técnicas para humanizar atendimentos online. Os profissionais devem ser treinados e preparados para promover uma experiência tranquila ao paciente.
As informações, que são coletadas no cadastro, permanecem no banco de dados para consultas futuras. Bem como ao utilizar o recurso de telemedicina do plano de saúde, haverá uma recepção, triagem, consulta e pós-consulta.
Durante todas essas etapas ficam registradas as queixas do paciente, assim, mesmo que a distância, o médico e a enfermeira têm acesso ao cadastro para preparar uma consulta mais assertiva.
Os softwares online também facilitam a marcação de consultas e o contato com o responsável da operadora para eventuais dúvidas.
Aumento do cuidado com o paciente
Os avanços da tecnologia para saúde estão associados ao cuidado com o paciente. Desde diagnósticos mais precisos até a prevenção de algumas enfermidades e o tratamento de outras.
Quando o propósito é promover qualidade em todos os aspectos para as pessoas, a humanização no atendimento deve ser considerada. A base deve ser compreender a dor do paciente e proporcionar satisfação ao longo da resolução do problema.
Pensando pelo lado das operadoras de planos de saúde, é oferecer aquilo que atende às necessidades do indivíduo. De acordo com a ANS, existe uma lista de procedimentos que devem ser cobertos pela assistência privada, como:
- Ambulatorial: consultas médicas, exames e tratamentos que não precisam de internação.
- Hospitalar: envolve internações, exames, medicamentos e procedimentos necessários.
- Hospitalar com obstetrícia: além dos benefícios citados acima, contempla a assistência para o parto e depois ao recém-nascido.
- Plano referência: trata-se de um serviço completo que abrange todas as modalidades de cobertura.
Otimização dos serviços clínicos
Com a tecnologia para saúde surgiram muitas possibilidades para os serviços clínicos. Por exemplo, além das consultas, a telemedicina permite que médicos e especialistas troquem informações para desenvolver diagnósticos mais claros.
Logo, os recursos de inovação não melhoram apenas o bem-estar dos pacientes, mas também a produtividade das empresas envolvidas. Como em relação às auditorias médicas, responsáveis pela liberação e autorização de procedimentos aos beneficiários.
Entre os benefícios de uma auditoria assertiva estão:
- Aprovação de procedimentos mais segura;
- Com bom desempenho gera valor agregado;
- O acesso à informação garante maior domínio técnico;
- Reduz a sinistralidade do plano de saúde.
Melhoria do controle financeiro
A partir de uma gestão mais eficiente, que antecipa riscos e investe em capacitação dos colaboradores, é possível padronizar processos. Como consequência, os gastos envolvendo refações, indicações de exames desnecessários e outros equívocos diminuem consideravelmente.
Desse modo, a saúde digital melhora o controle financeiro garantindo eficiência, eficácia e produtividade. Sem gastos relacionados aos riscos, é possível investir em qualidade e bem-estar não apenas para os pacientes, mas para todos os profissionais envolvidos.
Conteúdo que faz a diferença
Esperamos que você tenha entendido os benefícios que a tecnologia para saúde proporciona. E que considere a implementação de um sistema completo para gestão em sua empresa.
A Benner oferece recursos completos que vão inovar e simplificar os processos do seu negócio. Acesse nossa página e conheça nossa Gestão de Operadoras.
Para mais conteúdos relevantes como esse, entre no Blog Benner e acompanhe as postagens.